Geralmente, o consumo de combustível se resume ao uso. Com meus 2 JCWs e um S com consumo instantâneo de combustível exibido, é bastante esclarecedor (ou deprimente...) ver como o pé direito afeta a quilometragem de gás.
Pneus baixos podem ter algum efeito, mas não muito. Ainda assim, é claro, verifique os pneus frios e certifique-se de que estão devidamente inflados. Minha memória dos manuais do proprietário para meus MINIs é que as pressões de inflação são para veículos carregados.
Há um decalque/etiqueta na coluna da porta que, eu acho, fornece as pressões de inflação para veículos que estão menos do que totalmente carregados.
O carro é usado, mas novo para você. A menos que você tenha uma prova documentada de que isso foi feito recentemente, troque o filtro de ar do motor e, enquanto estiver lá, o filtro de ar da cabine. Deixei os filtros de ar do motor por muito tempo entre as trocas e, embora eu realmente não tenha visto nenhuma mudança na quilometragem, notei uma melhora distinta no desempenho do motor com o filtro de ar do motor limpo instalado.
Adicionado: Na mesma linha do acima, verifique se as velas precisam ser substituídas e se o que está no motor agora são as velas certas. Adicionarei que com vários carros - nenhum dos meus MINIs acumulou quilometragem suficiente - velas novas, mesmo que devidas em quilômetros, não afetaram o funcionamento do motor.
Mas uma vez - a 132 mil milhas - mandei substituir os sensores de O2 em outro carro - o CEL estava aceso devido a um aquecedor de sensor ruim - e depois o motor funcionou melhor. No entanto, não parecia que estava funcionando pior antes dos novos sensores.
E alguns milhares de milhas depois, por volta de 140 mil milhas, por um capricho, mandei substituir as bobinas. Para minha surpresa, o motor funcionou melhor.
Verifique a programação de serviço MINI para ver se (e quando) as velas, bobinas, sensores de O2 devem ser substituídos.
Certifique-se de usar a octanagem recomendada da gasolina. Ah, e compre em um posto de gasolina movimentado para garantir que você compre a gasolina mais fresca.
E preste atenção ao seu pé direito. Sem muita dificuldade, acho que você verá uma melhora na economia de combustível.