Mini Cooper Forum banner

Consumo de combustível alto?

688 views 5 replies 3 participants last post by  RockCrusher  
#1 ·
Olá, tenho um Mini Cooper F56 1.5L 3 cilindros usado de 2018 há 4 meses. Tenho adorado o carro até agora, é divertido de conduzir e acompanha-me à faculdade. Moro numa área urbana com trânsito intenso, fazendo cerca de 30-35 minutos num percurso de 4 km com muita condução lenta. E outras vezes, um percurso de 9 km de 40 minutos. Tenho tendência para ter uma média entre 13-15L/100km, e quando costumava fazer viagens rápidas/mais longas na cidade, fazia cerca de 5-6L/100km e gostaria de saber se estes são níveis normais ou se devo procurar algo para reparar/verificar. Agradeceria muito os vossos comentários, obrigado!

#2 · (Edited)
Geralmente, o consumo de combustível se resume ao uso. Com meus 2 JCWs e um S com consumo instantâneo de combustível exibido, é bastante esclarecedor (ou deprimente...) ver como o pé direito afeta a quilometragem de gás.

Pneus baixos podem ter algum efeito, mas não muito. Ainda assim, é claro, verifique os pneus frios e certifique-se de que estão devidamente inflados. Minha memória dos manuais do proprietário para meus MINIs é que as pressões de inflação são para veículos carregados.

Há um decalque/etiqueta na coluna da porta que, eu acho, fornece as pressões de inflação para veículos que estão menos do que totalmente carregados.

O carro é usado, mas novo para você. A menos que você tenha uma prova documentada de que isso foi feito recentemente, troque o filtro de ar do motor e, enquanto estiver lá, o filtro de ar da cabine. Deixei os filtros de ar do motor por muito tempo entre as trocas e, embora eu realmente não tenha visto nenhuma mudança na quilometragem, notei uma melhora distinta no desempenho do motor com o filtro de ar do motor limpo instalado.

Adicionado: Na mesma linha do acima, verifique se as velas precisam ser substituídas e se o que está no motor agora são as velas certas. Adicionarei que com vários carros - nenhum dos meus MINIs acumulou quilometragem suficiente - velas novas, mesmo que devidas em quilômetros, não afetaram o funcionamento do motor.

Mas uma vez - a 132 mil milhas - mandei substituir os sensores de O2 em outro carro - o CEL estava aceso devido a um aquecedor de sensor ruim - e depois o motor funcionou melhor. No entanto, não parecia que estava funcionando pior antes dos novos sensores.

E alguns milhares de milhas depois, por volta de 140 mil milhas, por um capricho, mandei substituir as bobinas. Para minha surpresa, o motor funcionou melhor.

Verifique a programação de serviço MINI para ver se (e quando) as velas, bobinas, sensores de O2 devem ser substituídos.

Certifique-se de usar a octanagem recomendada da gasolina. Ah, e compre em um posto de gasolina movimentado para garantir que você compre a gasolina mais fresca.

E preste atenção ao seu pé direito. Sem muita dificuldade, acho que você verá uma melhora na economia de combustível.

#3 ·
Só para dizer ótimo post de @RockCrusher e não tentando discordar, mas apenas uma pergunta com base nas minhas experiências... Descobri que carros "económicos" são mais sensíveis à forma como os conduz do que carros "rápidos". Ou seja, os meus pais tinham um Fiesta 1.0L EcoBoost e um Toyota Aygo 1.0L, ambos podiam exceder 70 mpg se conduzisse de forma super suave, mas se estivesse com pressa e o forçasse, não muito forte, apenas uns 75 mph ou algo assim e a mpg cairia para menos de 50. Sempre tive carros um pouco mais desportivos e eles não são muito económicos, independentemente da forma como conduz. O meu JCW faz 30-35 mpg na condução normal e se me esforçar muito, só me dá mais alguns, talvez um pouco mais de 40. P.S. Estou a usar galões britânicos se alguém acha que estes são excessivamente altos.

#5 ·
Só para dizer ótimo post de @RockCrusher e não tentando discordar, mas apenas uma pergunta com base nas minhas experiências...

Descobri que carros mais "económicos" são mais sensíveis à forma como você os conduz do que carros "rápidos"

i.e. os meus pais tinham um Fiesta EcoBoost 1.0L e um Toyota Aygo 1.0L, ambos podiam exceder 70 mpg se você conduzisse de forma super suave, mas se estivesse com pressa e o forçasse, não muito forte, apenas cerca de 75 mph ou algo assim e o mpg cairia para menos de 50

Eu sempre tive carros um pouco mais desportivos e eles não são muito económicos, independentemente da forma como você conduz. O meu JCW faz 30-35 mpg na condução normal e se eu me esforçar muito, ele só me dá mais alguns, talvez um pouco mais de 40

P.S. estou a usar galões britânicos se alguém acha que estes são excessivamente altos
Carros económicos porque são bem económicos quando conduzidos razoavelmente levantam uma sobrancelha ou 3 quando conduzidos de uma forma menos económica.

Mas eu possuí carros maiores com motores maiores - até 6,4l - e motores mais potentes - até 707hp - e claro que eles nunca poderiam chegar perto de corresponder ao MPG que os meus JCWs entregavam.

Como um aparte, o meu motor JCW 2.0l produzia 228hp. Se o motor fosse escalado para 6,2l (o mesmo tamanho do motor no meu Hellcat) e se os HP fossem escalados linearmente, o motor "JCW" de 6,2l faria 706hp. Para o seu tamanho, o motor JCW é um bocado uma besta.

#4 ·
Muito obrigado, com certeza vou verificar tudo isso para ver se não há nada de errado, provavelmente deveria trocar os filtros de ar, pois acho que já está na hora. Levei-o recentemente ao meu mecânico para trocar o óleo e ele verificou os filtros e disse que estavam todos bem e que poderiam esperar 2 meses antes de serem trocados.

#6 ·
Muito obrigado, com certeza vou verificar tudo isso para ver se não há nada de errado, provavelmente deveria trocar os filtros de ar, pois acho que deveria ser feito. Levei-o recentemente ao meu mecânico para trocar o óleo e ele verificou os filtros e disse que estavam todos bem e que podiam esperar 2 meses antes de serem trocados.
Não sei como alguém poderia dizer que um filtro de ar do motor ainda tem 2 meses de vida útil.

Tive um carro -- ok, meu Hellcat -- para uma revisão de óleo/filtro com 25.000 milhas. Por um capricho, pedi que o filtro de ar do motor e o filtro de ar da cabine também fossem trocados. (Oh, o Hellcat tinha cerca de 30 meses.) Pedi para ver os filtros antigos. Não porque eu desconfiasse do departamento de serviço -- pois gosto de ressaltar que, se eu não confiasse no departamento de serviço, não pediria para ver os filtros, mas sim faria o carro em um departamento de serviço em que confio. O SA trouxe os dois filtros. Eles estavam sujos. Claramente, já havia passado da data/quilometragem de troca. O motor do Hellcat funcionou visivelmente melhor após a substituição do filtro de ar do motor.

Depois que olhei o manual do proprietário. (Antes tarde do que nunca.) O filtro de ar do motor deveria ser substituído a cada 20.000 milhas. Ops.

O que me leva a isto: O motor de 3 cilindros é pequeno, mas turboalimentado. Ele consome ar como um motor muito maior. Assim, o cronograma de substituição do filtro de ar é provavelmente mais curto do que seria com, por exemplo, um motor naturalmente aspirado.