Mini Cooper Forum banner

Som estranho de rangido após uma partida a frio

1 reading
3.9K views 9 replies 4 participants last post by  OldRadioHam  
#1 ·
Olá, eu tenho um MINI F56S, ano 2015.
Este inverno notei um barulho estranho de rangido, que só persiste até o carro aquecer.

Eu não consigo ouvir esse som fora do carro. Ele só pode ser ouvido de dentro.

Eu também troquei a polia e a correia do gerador. Todos os líquidos também foram trocados.

Talvez alguém saiba o que pode ser? :)
Eu tenho ideias, talvez seja um som da circulação do anticongelante ou do meu escapamento JCW.
Eu anexei um link para o vídeo, em volume alto você pode ouvi-lo :)

#4 ·
Sem problemas. Pode não ser a causa... mas vale a pena descartar. :)

Eu nunca precisei rastrear a causa real. As poucas vezes que aconteceu, consegui "consertar" ajustando a velocidade da ventoinha. O meu, no entanto, era um ruído de chiado/chilrear silencioso... não tão alto quanto parece na gravação.

Espero que outra pessoa publique outras coisas que você também possa verificar. Boa sorte e mantenha-nos informados.

#5 ·
Sem problemas. Pode não ser a causa... mas vale a pena descartar. :)

Eu nunca precisei rastrear a causa real. As poucas vezes que aconteceu, consegui "consertar" ajustando a velocidade da ventoinha. O meu, no entanto, era um rangido/chilrear silencioso... não tão alto quanto parece na gravação.

Espero que outra pessoa publique outras coisas que você também possa verificar. Boa sorte e mantenha-nos informados.
Obrigado, escreverei a atualização amanhã :)

#6 ·
Não ouço nenhum rangido. No início, acho que ouço um ruído de sopro.

Tudo o que posso oferecer é a minha experiência limitada:

Tinha um carro (Porsche Turbo) em que a cobertura do motor estava aberta, com venezianas. Quando deixava o carro estacionado na chuva ou estacionado em nevoeiro forte, ao ligar o motor frio, o acionamento dos acessórios fazia um pouco de rangido - mais como um chilrear - ruído. Correia a escorregar. A voltagem da bateria estava baixa, em torno de 12V, quando deveria estar perto de 14V. Mas com apenas um pouco de marcha lenta, o hardware de acionamento dos acessórios secava e o ruído desaparecia e a voltagem da bateria se tornava nominal.

Nenhum dos meus carros com capota sólida (ou mesmo com entradas/saídas de ar funcionais) alguma vez sofreu com água no acionamento dos acessórios. Isso inclui os meus MINIs. Estes foram conduzidos na chuva em algumas ocasiões.

Agora acontece que o Turbo teve - duas vezes diferentes - ruído do acionamento dos acessórios que não se devia à humidade. Ambas as vezes, provou ser um rolamento tensor defeituoso. Na primeira vez, ouvi o que parecia um "rolamento seco". Na segunda vez, houve um chilrear bastante fraco e definitivamente intermitente.

Com um carro diferente, ouvi um ruído - um som fraco e baixo - que provou vir da bomba de água.

Pude confirmar que o ruído vinha do acionamento dos acessórios removendo a correia serpentina e ligando o motor e deixando-o funcionar apenas o tempo suficiente para notar se o ruído ainda estava presente ou não. Tinha ido embora. Vou mencionar neste caso que a correia acionava a bomba de água, a bomba da direção hidráulica, o compressor do ar condicionado. Embora não fosse aconselhável fazer o motor funcionar por muito tempo com a correia removida, com o motor frio, um breve período de tempo de funcionamento do motor sem circulação de líquido de arrefecimento não era uma preocupação.

No entanto, com pelo menos um carro - o meu VW Golf TDi - a bomba de água era acionada pela mesma correia que acionava a árvore de cames. Obviamente, remover essa correia para confirmar uma bomba de água ruidosa não era algo que eu pudesse fazer. (Felizmente, em 150.000 milhas, a bomba de água estava boa.)

Acrescentarei que, com a bomba de água ruidosa, notei que a correia serpentina tinha uma borda (interna) afiada. Eu tinha a correia velha à mão e mesmo com 60.000 milhas de serviço, ambas as bordas estavam cegas. Era claro que a correia estava a roçar e isso sugeria fortemente rolamentos ruins que permitiam que uma polia de acionamento de acessórios se movesse para fora do alinhamento. Ao verificar a folga do rolamento, a bomba de água tinha alguma - mas não muita - enquanto os outros rolamentos de acionamento dos acessórios estavam livres de qualquer folga.

#7 ·
@RockCrusher @ventmore
Obrigado a todos. Hoje verifiquei a sugestão de ventmore .
E depois de algum tempo, posso dizer que este ruído silencioso vem do sistema de ventilação, talvez por causa das baixas temperaturas externas. O som desaparece quando o carro aquece, então eu acho que está tudo bem. :)

Agora, estou calmo. Devo talvez verificar o sistema de ventilação no serviço MINI, ou deixá-lo e chamá-lo de 'recurso' de ventilação do carro? :)

Aqui está a diferença, e obrigado :)

#8 ·
Sem problemas... fico feliz em saber que você rastreou isso. :)

Eu provavelmente apenas viveria com isso. Se piorar, ou não desaparecer depois de aquecido, então eu investigaria mais a fundo. Quando eu experimentei isso, descobri que apenas mudar a velocidade da ventoinha, para cima ou para baixo, ajudou.

#9 ·
Concordo com o ventmore. Acrescentaria, e provavelmente é óbvio, desde que o sistema de aquecimento/ar condicionado esteja funcionando corretamente, então sim, viva com isso.

Eu tinha um carro, um Porsche 996 Turbo, que ao dar a partida a frio manifestava um ruído de clique rápido por um momento ou dois. Levei o carro. O técnico achou que poderia ser um relé ou um atuador da porta de ar do sistema de ventilação. Em vez de financiar o que só poderia ser um diagnóstico caro disso, decidi conviver com o ruído. Oh, o sistema de aquecimento/ar condicionado funcionava bem e se o ruído fosse de um relé, não havia outros sinais de quaisquer problemas.

E também houve um problema com o motor manifestando falhas de ignição quando ligado a frio. O técnico ofereceu que poderia ser devido a um ou mais injetores emperrando. O motor nunca falhou em nenhum outro momento e, caso contrário, funcionou perfeitamente. Eu corrigi as falhas de ignição na partida a frio, simplesmente evitando qualquer tempo de marcha lenta real após ligar o motor. Assim que possível após a partida a frio, eu estava dando ré no carro e na estrada. Apesar de o motor ainda estar frio, ele nunca manifestou nenhuma falha de ignição.

Mas então, em algum momento, notei que o ruído de clique havia sumido e as falhas de ignição após a partida a frio do motor também haviam sumido.

O que mudou? Infelizmente, não sei ao certo, mas em algum momento a bateria foi substituída, então a bateria nova foi substituída após 5 meses. Então, muito mais tarde, o alternador foi substituído. Além disso, comecei a dirigir o carro com mais frequência. O Turbo era meu carro de "prazer" e eu estava relutante em usá-lo para minha viagem diária de trabalho de 60 milhas. Mas em algum momento eu apenas decidi alternar entre meu carro "diário" e meu carro de prazer.

Mais tarde, tive outro carro, um Dodge Hellcat, que usei com pouca frequência (novamente, era meu carro de prazer) e depois de algum tempo ele manifestou alguns problemas que, resumindo, provaram ser devido à falta de uso e decorrentes de uma bateria fraca que ainda era capaz de dar partida no motor sem problemas, mas que resultou em uma falha de baixa tensão na partida do motor, o que causou estragos na eletrônica do carro. A solução foi dirigir o carro com mais frequência. Meu carro diário na época era meu primeiro MINI JCW e ele brilhou como meu carro diário/de trabalho. Então eu considerei uma espécie de rebaixamento usar o Hellcat para minha viagem de trabalho. Mas o uso mais frequente eliminou os problemas decorrentes de uma bateria fraca.

Mais tarde, com meu Scat Pack como meu carro de prazer, ele começou a manifestar problemas que eu supus serem devido à falta de uso. Eu havia me aposentado e toda a minha direção era (principalmente) prazer. Mais uso do carro e os problemas desapareceram.

Lição aprendida. Agora faço questão de usar meus dois carros alternando entre eles, embora restringindo meu uso do carro mais "exótico" para bom tempo.